quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Crônicas do Matador do Rei - O nome do vento

Postado por Bruna Corrêa às 17:33


Ooi pessoal!

Hoje vou falar sobre a "Crônica do Matador do Rei", uma trilogia maravilhosa e estranhamente desconhecida aqui no Brasil. Falo desconhecida, pois nunca soube de muitas pessoas que a tenham lido, porém as que leram têm a mesma opinião que eu - os livros são maravilhosos. Na verdade, só dois volumes foram lançados pelo autor até agora, e sabe-se lá quando ele publicará o último, já que levou muito tempo para escrever 'O temor do sábio'. Porém, assim como valeu a pena esperar pelo segundo livro, com certeza valerá esperar pelo terceiro!

O nome do vento





Nome: O nome do vento - "The name of the wind"
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Sextante/Arqueiro
N° de Páginas: 656
Nota: 10 alaúdes








"Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O Nome do Vento acompanha a trajetória de Kvothe e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
Mais do que a trama bem construída e os personagens cativantes, o que torna O Nome do Vento uma obra tão especial - que levou Patrick Rothfuss ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times - é sua capacidade de encantar leitores de todas as idades
."

 Adoro livros em que os personagens provam seu merecimento - nada vem de mão beijada, tudo requer sacrifício para ser adquirido. Esse estilo de livro me ganhou em "Harry Potter", e isso se repetiu em "O nome do vento". Não comparo os dois livros, que são extremamente diferentes a não ser por vagas semelhanças - Kvothe e Harry são órfãos e ambos estudam em uma espécie de "escola de magia"; De resto, diferem em tudo, principalmente no público-alvo: O nome do vento é claramente dirigido á um público mais adulto e realista.

O protagonista, Kvothe, é um dos poucos que convencem totalmente - ele é puro de coração, mas nada lhe impede de roubar para salvar sua própria vida. É extremamente esforçado e inteligente, e faz com que a 'magia' pareça palpável aos nossos olhos. É também envolto em mistério - enquanto você conhece a juventude dele, se pergunta: 'O que terá acontecido para o Kvothe, de espiríto irrefreável, se tornar um mero hospedeiro?'
Ele é conhecido por vários nomes, como 'Kvothe, o Sem-Sangue', 'Kvothe, o Arcano' e 'Kvothe, o Matador do Rei' e tais nomes também nos incitam a querer saber mais sobre essa personalidade.

Porém, apesar de ser ele quem leva a trama nas costas, outros personagens são de vital importância, como a misteriosa Denna e o nomeador-mor, Elodin, além de um velho arcanista de nome Abenthy, que sem que ele perceba, o ajuda muito a aprimorar suas habilidades mentais. O livro tem duas tramas, sendo uma a vida de Kvothe em geral, e a outra, sua busca incessante pelo Chandriano, que assassinou sua família.

Patrick Rothfuss com certeza construiu uma das melhores tramas dos últimos anos, e provavelmente, do século.


1 comentários:

Passaporte para o paraíso disse...

Ótimo mesmo li e adorei. Especialmente quando ele entra para a Universidade.

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review