sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Antes que eu vá

Postado por Bruna Corrêa às 12:07


 Nome: Antes que eu vá - "Before I fall'
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 358
Nota: 7segundas chances





"Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais. "


Esse livro foi um pouco complicado para mim, não no sentido da leitura ser difícil, nem nada parecido. É uma boa leitura apesar de ser muito frustante até mais ou menos a metade, mas depois se torna um livro muito agradável e emocionante, que terminei em poucas horas - para compensar os dias que vim o enrolando.

Já falei dele aqui em um dos meus posts, 'Sobre livros entediantes e uma lista de leituras!' e infelizmente ele era o tal 'livro entediante'. Mas agora me sinto culpada - não disse que me sentiria? - porque realmente é um livro interessante... apesar que a príncipio achei a Sam muito irritante, e o livro, um pouco repetitivo. O importante é que depois melhora e realmente faz a leitura compensar. A história de fato é muito triste, e apesar de não ter chorado no final, aposto que muitas de vocês irão. Vocês irão chorar e rir muito, pois além de retratar o destino triste de uma adolescente, também nos mostra que a vida dela foi muito alegre, e que conseguiu mesmo se divertir nos seus últimos dias, além de colocar certos pingos nos 'is' e provar que a morte com certeza a mudou para melhor.

Lauren Oliver certamente conseguiu construir uma história bem criativa, e apesar de se apegar em alguns clichês, nos mostra um lado mais 'cru' dos adolescentes americanos, algo totalmente diferente do que Meg Cabot e a Disney fazem. Os jovens de seu livro fumam, bebem, usam drogas e são irresponsáveis, e não há 'bem e mal' definidos. A prova viva disso é Lindsay, melhor amiga de Sam, que é muito má com algumas pessoas, mas continua sendo uma boa amiga que tenta provar que é forte, mas tem fraquezas como todo mundo.

Recomendo muito o livro, porém acho que é melhor lê-lo em inglês - apesar de a diagramação e a qualidade do exemplar serem boas, há algumas falhas terríveis de tradução e algumas partes sem sentido, que certamente atrapalham a leitura.





0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review