quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

As Crônicas de Artur: O rei do Inverno, Bernard Cornwell

Postado por Bruna Corrêa às 22:17



Nome: As crônicas de Artur: O Rei do Inverno (The Warlord Chronicles: The Winter King
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
N° de Páginas: 543
Nota: 5 estrelas/5






É a semana da Maratona Literária de 2014. Nesse ano, minha primeira participação, escolhi como meta uma trilogia que é aclamada em todo o mundo, mas que ainda não tinha lido. O autor é Bernard Cornwell, e eu não tinha tido uma boa experiência com ele... Na minha inocência, o primeiro livro que comecei a ler foi "O arqueiro", que não é nem de longe a obra apropriada para se conhecer o autor.
 

Então eu estava curiosa, mas com as expectativas não muito altas. O que foi muito bom, porque esse primeiro volume da trilogia me surpreendeu de um jeito que vai ser difícil colocar em palavras.
 

Em primeiro lugar, o autor acertou em colocar a narrativa sobre o ponto de vista de um dos seguidores de Artur, e não do próprio ou dos personagens principais da lenda. Isso criou uma dinamicidade e uma abrangência maior, já que a trama - apesar de focada em Artur e em seus atos - passeia por outros cenários, pessoas e religiões. Atravessa o tempo, também, porque a história é contada por Derfel (nosso narrador) já muito velho. Isso acrescenta algumas pistas do que vai acontecer nos livros seguintes, porque as vezes ele conta as consequências dos atos dos personagens antes das coisas desenrolarem.
 

Em segundo, a lenda do Rei Arthur (tomei a liberdade de colocar o "H" onde ele pertence) é incrível por si só, dando margem à várias abordagens. Quando se conhece previamente as bases das lendas arturianas, é uma delícia ir descobrindo onde cada personagem lendário foi colocado e qual é a sua função nesse livro. Posso dizer que Galahad e Bors certamente me surpreenderam. E por falar em surpresa... Esse livro conseguiu me deixar de boca aberta, coisa que não acontecia desde o "Casamento Vermelho", de Martin. Enquanto o céu ia se tornando púrpura no amanhecer que chegava, eu estava incrédula e dando pulos de alegria. Os que leram com certeza sabem a que parte me refiro.
 

Terminei "O rei do Inverno" e estou extasiada. Faltam dois ainda, mas já estou com saudades de Arthur e dos seus seguidores. Afinal, todos sabem o fim de sua lenda, e mesmo que mude de versão para versão, essa está caminhando para o final clássico.
Cornwell escreveu um livro maravilhoso. Cada personagem tem vontade própria e uma profundidade que é rara de se encontrar por aí. Eles vivem e respiram por entre as páginas e me fizeram querer acreditar que Arthur realmente existiu.
 


É o que eu acho, afinal. Em algum ponto do passado distante e conturbado da Grã-Bretanha, Arthur vivia e trazia esperança para aqueles que depositavam suas vidas em sua espada e na sua benevolência.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review