sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Postado por Bruna Corrêa às 17:23




Nome: Jogos Vorazes - "The Hunger Games"
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de Páginas: 384
Nota: 10 tordos






'Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
'


Finalmente consegui ler o livro mais aguardado por mim há muuito tempo! Todos falavam tão bem dele que eu sabia que ia gostar antes mesmo de ler, e não me decepcionei nem um pouquinho.
Ultimamente estou apaixonada por distopias - dá-lhe Gone como exemplo - e Jogos Vorazes consegue ser em alguns pontos até melhor que a série supracitada. A escrita de Suzanne Collins é precisa, curta e grossa, sem floreios nem clichês. Ela não precisa de nenhum lugar-comum porque têm em mãos um enredo ótimo, que não necessita desses clichês para funcionar - de certo modo até ridiculariza esses artifícios, gerando algumas reviravoltas na história. Reviravoltas também justificadas pela 'crueldade' da autora, que não tem piedade com os seus personagens e os faz sofrer bastante, provavelmente os humanizando e nos fazendo gostar deles cada vez mais, por que são espertos, corajosos e resistentes.

É um tema forte, que a escritora maneja com maestria - carnificina pura e simples, em algumas partes, que me fazem criticar ás vezes a classificação 'Jovem Adulto' ou 'Infanto-Juvenil' que o livro recebe, por que é claro desde o íncio que 'Jogos Vorazes' é muito complexo para crianças, e deveria ser colocado em 'Literatura Estrangeira' simplesmente. Além da carnificina de garotos com menos de 18 anos, vemos também política e rebeldia.

Admito que o quê de Reality Show que o livro tem me deu vontade de assistir realmente à algum Jogos Vorazes, ver como foram as últimas edições - que são levemente mencionadas - e etc. É uma coisa que favorece o livro - tudo é feito na frente de câmeras, tudo é de certa forma manipulado pelos Idealizadores dos Jogos, mas mesmo assim Katniss e Peeta conseguem enganar o público. Essa jogada é a que me parece mais interessante porque nunca se viu algo assim na literatura recente. Quem leu o livro vai entender, e quem não leu, leia, por favor!

Só me resta falar que PRECISO ver o filme, esperando que os roteiristas não tenham acabado com a história e que retratem a verdadeira história de Katniss e Peeta.

ps. Não sou muito boa em descrever os livros que realmente amo porque minhas críticas sempre me parecem aquém do que o livro realmente é, mas entendam que recomendo TOTALMENTE Jogos Vorazes! É o tipo de livro que agrada quase todo mundo, jovens e adultos, meninos e meninas. Então não percam a chance e comprem seu exemplar! - O que é muito difícil, já que a Rocco parece ter uma dificuldade de distribuir os livros, só podendo ser adquiridos pela internet, com raras exceções. Mas vale a pena procurar, eu juro!

1 comentários:

Leonardo Nunes disse...

muito bom esse livro!
não tem o problema de cliché, história única

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review