sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Esperança

Postado por Bruna Corrêa às 13:18





Nome: A Esperança - 'Mockingjay'
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
N° de Páginas: 421
Nota: 10 tordos






"Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"


 Acho que desde Harry Potter, nenhum livro me fez chorar tanto quanto 'A Esperança'. Chorar de emoção, de tristeza, de alegria... O último volume de Jogos Vorazes é uma montanha-russa de sentimentos que te deixa desorientado durante e no final da história.

Diferente de muitas outras séries, esse último volume é o melhor e mais bem construído de todos os outros, se destacando por não frisar tanto os Jogos Vorazes, por mostrar uma porção de cenários ainda desconhecidos e desvendar alguns mistérios que se espalharam pelos livros ao longo dos três volumes.
 Resumindo, é de tirar o folêgo, e aviso que você não conseguirá parar de ler até terminar, porque os acontecimentos se sucedem com tanta rapidez que te surpreendem e te levam a não abandonar a leitura.

Uma coisa que torna Jogos Vorazes único para mim, dentre todas as outras, é que a personalidade de Katniss é muito igual a minha - ela é extressada, teimosa e cabeça-dura - o que por si só também é diferente de outros livros, que mostram protagonistas bonitinhas, meigas e desesperadas para que alguém as proteja. Isso não quer dizer que eu goste de todas as atitudes dela no livro, mas é bom ver alguma variedade por aí.

Há um triângulo amoroso, sim, mas ele é bem mais justificado do que outros por aí - se é que vocês me entendem. Peeta está perfeito nesse livro, apesar de aparecer pouco e estar na maior parte desorientado. Gale... Bem, Gale nunca me convenceu. Finnick é um dos meus personagens favoritos e Johanna se revela não sendo tão forte como ela pensava ser.

Enfim, o livro é uma obra-prima e de agora em diante habita o meu top 3 de melhores livros. E aviso que vai ser difícil algum outro substituí-lo.

 ps. E que tradução de título é essa, minha gente? Concordo que 'A Esperança' até faz sentido, mas não tem nada a ver com 'Mockingjay', que é 'tordo' em inglês. Mas, fazer o que né, só começar a se referir pelo nome em inglês e não português.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review