quarta-feira, 7 de março de 2012

Assassinato no Expresso do Oriente

Postado por Bruna Corrêa às 15:50


Ooi pessoal!

Desculpem pela demora em postar resenhas! Minhas aulas começaram, é ano de vestibular... menos tempo para ler coisas mais complicadas e extensas. Por isso comecei a ler Agatha Christie, por ser uma leitura leve e interessante, e justamente por isso consegui ler um bocado de livros dela. Hoje, a resenha vai para:





Nome: Assassinato no Expresso do Oriente - 'Murder on the Orient Express'
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
N° de Páginas: 223
Nota: 9 nacionalidades



"Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime."

Admito que me surpreendi com a Agatha Christie. Achei, inicialmente, que ela fosse uma mera cópia de Sir Arthur Conan Doyle - criador de Sherlock Holmes - e, como sou admiradora desse escritor, não quis ler tal coisa banal.

Não podia estar mais enganada.

Agatha Christie não é de maneira nenhuma cópia. Sherlock Holmes e Hercule Poirot não podiam ser mais diferentes um do outro. Enquanto Sherlock Holmes sempre se mostra enérgico, se empenhando em seguir fielmente as pistas deixadas no crime, o sr. Poirot é um homem mais velho, que vasculha a mente do falecido e das pessoas ao seu redor, usando e abusando das suas 'células cinzentas'e da psicologia. Até por ser uma escritora mais atual, seus livros são de fácil entendimento e bem dinâmicos, nos proporcionando uma leitura rápida e intrigante.

Esse caso, 'Assassinato no Expresso do Oriente', é considerado um dos melhores da autora, e concordo plenamente.  Agatha prende o falecido, os suspeitos e o detetive em um só lugar relativamente pequeno, e deixa Hercule doido com a profusão de pistas e suspeitos - todos parecem ser culpados, mas todos também apresentam um álibi. É de fato um caso muito peculiar e bem montado, e o resultado não apenas não desaponta como de fato é surpreendente e impossível de ser solucionado durante o livro.

ps. Quanto à qualidade do livro, não é uma edição das melhores, mas o preço compensa. Estão vendendo o box com 3 livros pela bagatela de R$20,00, então, não fiz objeção quanto a qualidade, etc. Até porque esse eu peguei emprestado :D


0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review