quinta-feira, 14 de março de 2013

Os Pilares da Terra - Livro e Série

Postado por Bruna Corrêa às 18:07




Nome: Os Pilares da Terra - "The Pillars of the Earth"  
Autor: Ken Follet
Editora: Rocco
N° de Páginas: 941
Nota: 5 catedrais /5


 "Inglaterra, meados do século XII. Em uma terra abalada por sangrentas batalhas pela sucessão ao trono de Henrique I, um homem luta contra tudo e todos para levar a cabo a minuciosa construção de uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Ao redor da igreja e de seus personagens, forma-se um mosaico de um tempo conturbado, varrido por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural."

O Livro

Não entendo porque até hoje não surgiram teorias conspiratórias ligando "Os Pilares da Terra" às "Crônicas de Gelo e Fogo". Digo isso porque é claro que o Martin se inspirou no Ken Follet para criar sua série mais famosa - nem que seja ao menos um pouco. Tudo que vemos em GoT está presente nesse livro, incluindo os personagens fortes, os que parecem inofensivos mas não são, os subestimados - e principalmente o conceito que todos tanto admiram nas Crônicas: ninguém é totalmente bom ou mau.

Com esse parágrafo polêmico dando início a minha resenha, agora me explico: Não comparo uma obra com a outra porque elas certamente se diferem, mas é possível perceber coisas que George Martin pode ter lido e aproveitado depois. Os dois autores pertencem à melhor safra de escritores da atualidade, os dois livros são obras-primas, e podemos perceber um estilo de escrita parecido. Mas termina aí. Deixemos o resto para que os conspiradores analisem.

Esse livro é gigantesco, a capa é realmente dura, o papel é de excelente qualidade (a Rocco está de parabéns por criar uma edição tão linda). Portanto, um aviso para quem for lê-lo: prepare os braços para a dor que vai sentir. Esse livro é muito, muito pesado, gente! Mas vale cada grama, porque é maravilhoso. Uma verdadeira obra de arte que consegue oferecer muito entretenimento, e que nunca se torna maçante. Difícil associar um clássico com uma coisa empolgante, mas é o que acontece com "Os Pilares da Terra".

Se fosse para definir o livro em uma palavra, usaria "surpreendente". Quando peguei para ler, achei que seria somente sobre uma catedral. Me surpreendi ao ver que ia muito além disso - é sobre jogos políticos e de personagens. Na verdade, a catedral que antecede a nova só aparece lá pela página 200. E para construir uma nova leva um bom tempo. Sem falar das milhares de reviravoltas, traições e descobertas que te deixam sem fôlego e te impelem a continuar a ler, fazendo você terminar o livro em menos de uma semana. Fenômeno incrível que eu só tinha visto com "A Tormenta de Espadas", do Martin - único livro que eu tenho que compete com esse nos quesitos "número de páginas" e "rapidez ao ler". 

 A Série

A quantidade de páginas é uma coisa que deixou dificuldade ao roteiristas da série de televisão que carrega o mesmo nome. Impossível colocar um livro em que se decorrem 34 anos, e de mais de mil páginas (em inglês) num seriado de apenas 8 episódios. O resultado é uma série incompleta, que deixa uma sensação de vazio tanto pra quem leu e quem não leu. Porém, eu seria ingrata se não admirasse a atuação dos excelentes atores (que são muito famosos) e não falasse o quanto a série me ajudou a visualizar o que eu não conseguia imaginar no livro. Sinceramente, não tenho ideia de como são chamadas as partes de uma igreja e nem sou arquiteta para saber como funcionam os encaixes e toda a parte técnica de uma construção. Outro ponto interessantíssimo é a trilha sonora escolhida, que é uma das mais lindas que eu já ouvi em séries/filmes de época. 
Destaques especiais para o cast feminino da série - Aliena, Ellen e Regan - que ficaram perfeitas.

Conclusão

Resumindo: Se você gosta de romances épicos, esse é o livro certo para você. Se gosta de livros longos, e com uma construção perfeita das personagens, também o é. Mas, não é um livro fácil de ser lido, e se ainda não se acostumou com esse estilo, sugiro que deixe "Os Pilares da Terra" para um momento posterior na sua vida.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review