quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fome

Postado por Bruna Corrêa às 18:32




 Nome: Fome - 'Hunger'
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
N° de Páginas: 529
Nota: 10 Escuridões





"Já se passaram três meses desde que todos os maiores de 14 anos desapareceram e o LGAR foi criado. E as coisas não vão nada bem...
A comida está acabando, as pessoas começam a lutar por sobrevivência, perdendo completamente a noção de certo e errado. Novas mutações começaram a aparecer, garotos começaram a desenvolver novos poderes e o pessoal começa a se dividir. Normais versus Mutantes.
Sam Temple ainda tenta controlar tudo, mas ele também é apenas um garoto, e as responsabilidades começam a afetar sua sanidade. Ele também sente fome, também sente falta dos pais, mas precisa tomar decisões de gente grande.
Enquanto isso, Caine começa a se fortalecer. Mas estaria ele tomando decisões sozinho ou influenciado pela Escuridão? E pior... parece que a Escuridão tem planos diabólicos de se fortalecer e controlar a todos. A Escuridão também tem fome...
"


Já começo dizendo que o segundo livro - diferente do que acontece em muitas séries - totalmente não me desapontou! É tão bom quanto o primeiro volume, apesar de ter alguns clichês fortes (apesar de darem um suspense a mais, não posso deixar de comentar) e ser meio forçado em algumas partes, ainda que poucas. Explicarei o que me irritou nesse livro e porque mesmo assim classifiquei como 10 estrelas.

Adotei dessa vez na leitura, um sistema de anotações, onde pontuei particularidades boas e ruins desse livro e também de Gone.

Primeiramente, as 'escapadas' dos vilões até o final do segundo livro foram completamente ridículas, como se os mocinhos fossem estúpidos ou coisa assim. Admito que sem as escapadas o livro não teria enredo, mas poxa, acho que o Michael pegou pesado nesse quesito. O segundo item que me irritou foi a classificação 'valentão' designada aos vilões. Todo mundo que leu o livro - e pode ter certeza que isso não é spoiler, você percebe logo de cara - sabe que o Drake NÃO é um simples 'valentão'. O cara é mau desde os pés até aquela coisa pegajosa e com aparência de cobra que ele chama de mão. Ele gosta de ver as pessoas sofrerem, guincharem de dor, adora ver o sangue e o dano que ele próprio provoca. Então, caro Michael, ele não é um simples valentão, ok? Enfim.

Acontece que os pontos positivos do livro superam imensamente os negativos, e por isso o classifiquei tão bem. Michael não tem dó - ele faz seus personagens sofrerem, sofrerem, sofrerem muito. Nesse livro é abordado o tema da fome - ela se alastra completamente. Todos, sem exceção, estão praticamente morrendo de fome e a situação não parece melhorar. Começam a surgir divisões entre as crianças da cidade - humanos contra mubs, as aberrações com super-poderes - e a Escuridão é uma ameaça constante que parece estar por trás de tudo que está acontecendo. Os heróis tem que conseguir vencer primeiro Caine e seu grupo, depois a Escuridão, e além disso as revoltas que se espalham por Praia Perdida. E têm que fazer tudo morrendo de fome. É o caos completo.

O que é bom, por que eu adoro o caos e as pequenas vitórias e esperanças que surgem ao longo do livro. Admito que na metade do livro, tive que dar uma espairecida e fazer outra coisa, porque a tensão estava prestes a me consumir. Me peguei tendo delírios de fome igual aos personagens, mesmo estando bem alimentada. Outra coisa que me deixou muito espantada - e de um jeito bom - foram as várias menções a  'O Senhor dos Anéis', como comparações à Aragorn e o nome completo de Lana, que é Lana Arwen Lazar (para quem não sabe, Arwen é o nome da princesa-elfo que se apaixona por Aragorn).
Ressalto que o livro é ótimo, que a edição está ótima, e a Galera Record novamente deu um show na tradução. Eles escolheram uma série completamente viciante que nos faz querer engolir tudo de uma vez, tanto que o li em menos de um dia.


Obs. O Michael podia pegar menos no pé da Lana, porque Deus, essa menina sofre demais. Coitada.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Litteraes Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review